Em 24h, 597 pacientes recebem alta e MA se aproxima dos 91 mil curados do novo coronavírus

De acordo com a Secretaria de Saúde do Maranhão (SES), até neste domingo (19), mais de 12 mil pacientes estão ativos no estado.
Neste domingo (18), o Maranhão chegou a 90.957 pessoas recuperadas do novo coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, 597 pacientes receberam alta médica no estado.
Desde o início da pandemia, o estado já registrou 106.325 casos e 2.708 mortos pela Covid-19. Segundo a SES, 12. 660 pacientes com Covid-19 estão ativos no estado. Deste número, 12.028 cumprem isolamento domiciliar, 365 estão internados em enfermarias e 267 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Ao todo, 2770 profissionais da saúde foram infectados pela doença no Maranhão. Deste número, 2.689 se recuperaram e 53 vieram a óbito.
Luzia Angelita Costa Almeida, de 73 anos, recebeu alta da Covid-19 e reencontrou a família após 90 dias internada no Hospital Universitário da UFMA, em São Luís.
A paciente foi a segunda pessoa com Covid-19 a dar entrada no hospital e também era a que estava a mais tempo internada. Segundo o HUUFMA, o tratamento da idosa exigiu diversos esforços da equipe de saúde, além da força e superação da paciente para vencer as dificuldades.
Moradora do bairro Maiobão, Luiza Ferreira Alves, de 106 anos, deu entrada na UPA com rebaixamento de nível de consciência, dores nas costas e cansaço. A notícia do diagnóstico deixou os familiares em choque. Grupo de risco da doença, pela idade e por conta da hipertensão, a idosa, mãe de nove filhos, sempre teve boa saúde, reagiu bem ao tratamento e agora está curada.
Flávia Cristina Abreu de Almeida, de 49 anos, recebeu alta com grande festa no Hospital Universitário, em São Luís. Ela ficou 34 dias internada com a Covid-19 e saiu chorando e agradecendo os profissionais de saúde.
A maranhense foi a última pessoa internada em uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o HUUFMA mantinha apenas para pacientes com Covid-19, e que foi desativada.
Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Quando ela deu entrada no hospital, seus pulmões estavam com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.
Aos 102 anos, o idoso Francisco Pereira Leite que mora no município de Tuntum, é um dos maranhenses que venceram o novo coronavírus. Ele que nunca havia ido ao médico, descobriu que estava infectado ao ir par São Luís tratar de problemas nos pulmões.
G1/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *