Procon-MA divulga ranking das empresas líderes de reclamações

Do G1 MA
A lista com as dez empresas lideres de reclamações no Procon-MA foi divulgada nesta sexta-feira (13) e é resultado da consolidação das reclamações fundamentadas pelo órgão de defesa ao consumidor. A líder de queixas de clientes é a empresa de telecomunicações Oi, responsável por 1.138 reclamações.
Duzentos e setenta consumidores procuraram o Procon insatisfeitos com o serviço prestado pela Caema. A CCE, empresa que fabrica aparelhos eletrônicos, recebeu 198 reclamações. E a Cemar ocupa o quinto lugar na lista com 192 denúncias.

Com o ranking de reclamações nas mãos, o órgão de defesa do consumidor disse que vai agora intensificar o trabalho de fiscalização e orientação nessas empresas para que no próximo ano os números mudem e não tenha tantos consumidores insatisfeitos.

O diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, observa que é importante que o consumidor fique atento às empresas que costumam respeitar seus direitos e denunciar, às autoridades competentes, as empresas que cometem irregularidades e desrespeito aos consumidores.

Segundo disse, o ranking é feito por critério de número de reclamações que foram consideradas procedentes pelo órgão, após análise técnica. “O nosso objetivo é diminuir gradativamente as reclamações. Para isso, nosso foco será em ações preventivas de orientação e fiscalização”, afirmou.

Em nota, a OI informou que de janeiro a setembro de 2014 investiu R$ 32 milhões no Maranhão, para a expansão e melhoria da qualidade das redes móvel e fixa. A Caema disse que os números se referem à gestão anterior e que vai fazer investimentos para melhorar a prestação de serviço para a população.

A CCE afirmou que tem intensificado os investimentos na área de atendimento ao consumidor, para atender as demandas de forma eficiente e precisa. E a Cemar disse que o número de reclamações no Procon representa um número pequeno do total de dois milhões e duzentos mil consumidores e que trabalha para melhorar os Serviços prestados.

Confira abaixo a lista das 10 empresas com mais reclamações em 2014

Líderes de reclamações

1- Oi Fixo – 669
2- Oi Móvel – 428
3- Caema – 270
4- Cemaz – 198
5- Cemar – 192
6- Samsung – 107
7- Bradescard – 87
8-Electrolux – 73
9- Caixa Econômica Federal – 70
10- Claro Móvel – 67

*A fonte dos dados é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *