Prefeita Vete Botelho Investe no futuro do município de Itinga do Maranhão









Itinga do Maranhão – “A prefeita Vete Botelho tem trabalhado diuturnamente para estruturar o município com o objetivo de atrair novos investidores. Entre os inúmeros benefícios em diferentes setores cidade já recebeu 160.000m² de pavimentação”.

Ao assumir o município em janeiro de 2009, a prefeita Vete iniciou uma gestão de muitas dificuldades, já que o município passava por um momento por transição econômica, saindo do ciclo madeireiro e tentando se firmar no comércio formal. 

Detentor de solo fértil e rica bacia hidrográfica, a tendência agrícola era prejudicada pela dificuldade de escoamento da produção em função da falta de estradas e pontes e foi por aí que a prefeita a estruturação do município, construindo estradas, pontes e bueiros e possibilitando com isso os investimentos no agronegócio, hoje em franca ascensão no município com grandes investidores de grãos (soja e milho).

A sede do município era também carente de infraestrutura e a prefeita uniu esforços e logo no segundo ano do primeiro mandato iniciou um grande trabalho de estruturação da cidade com pavimentação em bloquete e asfalto de 36 ruas da cidade, bem como de toda a Av. Presidente Médici (marginal da BR-010), do Pólo Moveleiro à entrada do Balneário Dari, incluindo calçadão e jardinagem, obra que transformou a entrada da cidade, servindo de cartão postal para os transeuntes da Belém-Brasília.

Paralelo a pavimentação de ruas, a prefeita Vete trabalhou na estruturação do patrimônio público, iniciando a história patrimonial do município, que antes não tinha qualquer referência e atuou em áreas importantes como a educação, a saúde, a assistência social, criando ações que viessem a beneficiar realmente a comunidade. O setor de saúde foi largamente beneficiado com a manutenção de médicos plantonistas no Hospital Municipal, instalação do Laboratório de Análises Clínicas manutenção e aparelhamentos das unidades de saúde do município e construção de mais postos de saúde para atender à comunidade, tanto na sede quanto na zona rural.

Com uma extensa área rural e cerca 32 escolas municipais atendendo as áreas de assentamentos, aos pouco a prefeita vem conseguindo substituir as escolas de “pau a pique” deixadas pelas administrações anteriores por prédios construídos dentro dos padrões do MEC, algumas com recursos adquiridos e outras com recursos próprios para que nenhuma criança fique fora da sala de aula.

Nessa segunda gestão a prefeita Vete deu continuidade ao trabalho de estruturação da sede do município e mais 29 ruas estão sendo beneficiadas com pavimentação, das quais 15 com bloquetes e 14 com asfalto, sendo que essas últimas já estão com a ordem de serviço assinada pela prefeita Vete e as obras iniciarão na próxima semana. Vale ressaltar, que algumas obras foram realizadas com recursos próprios, outras via convênio com o governo do estado.

Distritos mais próximos da sede como o Cajuapara também estão sendo largamente beneficiados pela gestão de Vete Botelho. Inicialmente foi pavimentada e urbanizada toda a frente do distrito nas marginais da BR-010 e a partir da próxima semana Cajuapara recebe benefício em mais oito ruas, que receberão pavimentação asfáltica.

Efeitos positivos

A estruturação do município já começa surtir os efeitos positivos com a reativação de indústrias e a vinda de novos investidores, especialmente no que diz respeito a área de produção agrícola. A produção de grãos começa a receber destaque e acaba de se instalar no município um grande produtor na área de fruticultura (Sítio Barreiras), que deverá gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos e alavancar a economia local. “Não estou preocupada com obras eleitoreiras, me preocupo em preparar o município para o futuro, pois essa é a minha cidade, o local que escolhi para viver com minha família” – diz vete Botelho


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *