Para Hildo Rocha o exército dos agentes de saúde e de combate às endemias é capaz de combater a Covid- 19

O coordenador da frente parlamentar em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, deputado Hildo Rocha (MDB-MA) destacou, durante entrevista ao Programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara, que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias tem condições de ajudar bastante no combate ao novo coronavírus desde que devidamente preparados e organizados.
Falta de apoio
Rocha voltou a fazer um alerta: “os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias não receberam do poder público os equipamentos de proteção adequados para que eles possam realizar seu trabalho junto às comunidades. Os agentes de saúde, preparados e com equipamentos de segurança, podem ajudar muito nessa guerra contra a Covid-19 e ajudar a prevenir a disseminação de outras doenças como a dengue, febre amarela, zika, etc.”, destacou o parlamentar.
Adicional de insalubridade
De acordo com o deputado, outro problema enfrentado pela categoria, mesmo antes do início da emergência de saúde causada pelo novo coronavírus, é a falta do pagamento do adicional de insalubridade para os profissionais que atuam diretamente em contato com doenças, muitas das quais transmissíveis.
“O salário da categoria é inferior ao de todos os outros segmentos da atenção básica à saúde, sendo que um agente comunitário recebe, por mês, um valor inferior ao que o poder público gasta, por dia, com a internação em UTI de um paciente apenas”, ressaltou Hildo Rocha.
Reunião técnica

Todas essas questões foram defendidas pelo parlamentar maranhense durante reunião técnica realizada nesta quarta-feira pela comissão externa de acompanhamento da Covid-19 da Câmara dos Deputados.
O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, das secretarias municipais de saúde e da Organização Internacional do Trabalho.
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foram representados pela Confederação Nacional da categoria, entidade que é presidida por Hilda Angélica Correia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *