Município promove capacitação para servidores sobre Centro de Parto Normal

Treinamento é mais uma etapa no processo de fortalecimento da Atenção Básica no município profissionais da Saúde.

Com o intuito de oferecer atendimento de qualidade às parturientes e a valorização do parto natural, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo qualificação profissional para os funcionários da rede que atuarão no Centro de Parto Normal (CPN) e na Atenção Básica.

Com os temas: Funcionamento do Centro de Parto Normal, na parte da manhã e Estratégias para redução da mortalidade materna e complicações durante a gestação, parto e puerpério, no período da tarde, o principal foco esteve na humanização dos atendimentos.

A enfermeira da Educação Permanente, Ada Marinho dos Santos, explica que cerca de 70 profissionais estão participando do processo. Entre eles estão: Enfermeiros, técnicos de enfermagem, ASGs, portaria e recepção.

“ O parto normal é uma escolha que deve ser respeitada. A gestante tem o direito de escolher quem ficará a seu lado durante o trabalho de parto. Pois assim se sentirá mais segura ”. Afirma!

Para Naíza Branco, enfermeira da Atenção Básica no bairro Vila São Francisco, a oportunidade de adquirir novas informações é de suma importância, pois, segundo ela, auxiliam na prática do trabalho a ser desenvolvido. E diz ainda: “ Parto normal vai além de tratar bem! Deve ser decisivo, desde o acolhimento até a resolução do problema”.

Para quarta-feira (04), no encerramento da Educação Permanente, serão abordados os seguintes assuntos:

Práticas no atendimento X Práticas humanizadas e Coleta e consolidação dos dados ao Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e ao Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).
ASCOM – PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *