Maranhão inicia segunda etapa da vacinação contra aftosa em novembro

De 1º a 30 de novembro, deste ano, vai ser realizada a II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) já está realizando ações de fiscalização nas revendas de vacina para assegurar a qualidade da imunização nesta etapa da campanha.

Todos os criadores de gado bovino e bubalino na faixa etária de 0 a 2 anos deverão vacinar seus animais contra a febre aftosa, cuja dose será de 2 ml.

Após a imunização dos animais, o produtor deve comprovar a vacinação nos escritórios da AGED onde a sua propriedade está cadastrada. A comprovação nos escritórios da AGED pode ser presencialmente por agendamento ou online bastando seguir as orientações no site da Agência acessando www.aged.ma.gov.br

Os criadores que não têm rebanho nesta faixa etária deverão comparecer aos escritórios para atualizar seus rebanhos.

Como o Maranhão ainda vive no contexto da pandemia de Covid-19, todos os protocolos de saúde expedidos pelas autoridades devem ser observados a fim de evitar aglomerações nos escritórios. Dentre os protocolos estão o distanciamento entre as pessoas, higienização das mãos com água e sabão, uso de máscaras e de álcool em gel.

Os protocolos sanitários também deverão ser seguidos para o manejo dos animais, com a realização da limpeza antes e depois de superfícies e equipamentos usados na vacinação; manter a temperatura da vacina entre 2° a 8°, dentre outros.

A perspectiva para esta etapa da campanha é vacinar 2.862.153 bovinos e bubalinos com idade até 2 anos, de acordo com o rebanho cadastrado na Agência.

Central de Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *