Governo e construção civil discutem habitação e revitalização do Centro Histórico

Em mais uma agenda de diálogo com a iniciativa privada, o governador Flávio Dino reuniu-se com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e do Sindicato da Construção Civil no Maranhão (Sinduscon) para discutir pautas de desenvolvimento para o estado. Na oportunidade, o governador apresentou como prioridades para o Maranhão a continuidade de programas habitacionais, a revitalização do Centro Histórico de São Luís e a dinamização da cadeia da indústria da construção civil maranhense. 

Reduzir o déficit habitacional do Maranhão, que hoje é o maior do país (com quase 25% da população vivendo em sub-moradias, segundo dados divulgados em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um dos principais focos do Governo do Estado para os próximos quatro anos. Esse modelo foi apresentado aos representantes da iniciativa privada, que dialogaram com Flávio Dino sobre a atuação no Maranhão. 

Flávio Dino reafirmou que, junto ao Governo Federal e acrescido de um esforço estadual para contribuir na promoção de qualidade de vida aos maranhenses, o programa será prioritário ao estado. É neste bojo que as empresas privadas responsáveis pela construção dos empreendimentos em benefício da população são convidadas a realizar obras de qualidade e também utilizar os produtos da indústria maranhense na condução das obras. 

Segundo o diretor do Sinduscon, Osvaldino Martins Pinho, cerca de 72% dos insumos da construção no Maranhão vêm de fora do estado. O governador afirmou que o Maranhão se esforçará para promover a inclusão das indústrias maranhenses no ciclo de fornecedores da construção, com o intuito de aquecer a economia local, com foco nas pequenas e médias empresas. 

O surgimento de novos empreendimentos no Maranhão passa também pela postura adotada pelo Governo do Estado. Assim, Flávio Dino e os secretários Clayton Noleto (Infraestrutura) e Simplício Araújo (Indústria e Comércio) falaram do novo modelo administrativo, implantado na atual gestão. Eles explicaram que foram adotadas práticas de simplificação e desburocratização dos processos administrativos, através da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio. 

Revitalização do Centro Histórico 

A possibilidade de realização de parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e empresas da construção civil para revitalizar os casarões do Centro Histórico também foi amplamente debatida na reunião. O assunto foi discutido com os presidentes da Cbic, José Carlos Martins; do Sinduscon, Fábio Nahuz; e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; com os secretários Simplício Araújo e Clayton Noleto. 

Às empresas caberá desenvolver o projeto de recuperação e requalificação dos espaços urbanos, conforme sugeriu o presidente da Cbic. O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís concordaram em conhecer o projeto e dar a contrapartida necessária para que a região volte a ser utilizada pela população, com moradias, comércio e programação cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *