Fufuca e Dino lançam projeto Esporte Seguro nas arenas e estádios do país

Os ministros André Fufuca, de Esporte e Flávio Dino, de Justiça e Segurança Pública, assinaram, nesta quarta-feira (20), em Brasília um Acordo de Cooperação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que assegura a implantação do projeto Esporte Seguro que assegura políticas de segurança nas arenas e estádios de futebol em todo o Brasil.

A parceria pretende fazer com que haja monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores que frequentam os estádios e arenas do país, como meio de controle público nesses locais.

Entre as medidas do plano de ação estão desde ações de integração de informações entre órgãos de segurança pública e combate ao crime.

“Também queremos garantir que sejam prevenidos e coibidos atos de violência, racismo, xenofobia, sexismo, homofobia ou qualquer outra forma de discriminação no âmbito esportivo, além da manipulação de condutas e resultados esportivos, em afronta a integridade esportiva e a imprevisibilidade do resultado”, destacou André Fufuca.

Segundo o ministro Fufuca, o plano segue as orientações da Fifa para que o Brasil passe a ser exemplo para o mundo.

“Precisamos da garantia que teremos uma corrente de força nos ministérios para trabalhar e entregar à Fifa o que ela quer, que são estádios seguros, que a família possa sair e que nós possamos ser exemplo para o mundo, como já fomos no passado na Copa do Mundo masculina e nas olimpíadas”, acrescentou Fufuca.

Fotos: Divulgação