Açailândia: DIAEE recebe visita da Promotoria de Justiça e COMDIPE

Ao longo dos últimos anos, a inclusão social se estabelece como um desafio enfrentado por toda sociedade e, em especial, pela escola pública, trazendo uma série de provocações e questionamentos acerca da melhoria da qualidade da educação em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

Nesta perspectiva, o DIAEE – Departamento de Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado, órgão da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Açailândia, recebeu a visita da Promotora de Justiça, Cristiane dos Santos Donatini; do vice-presidente do COMDIPE – Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Francieudes da Silva; e das as conselheiras do COMDIPE, Luísa Karoline e Socorro Gomes.

O encontro também contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Karla Nascimento, a assessora jurídica da SME, Luanna Soares, e a coordenadora do DIAEE, Ivanilde Sobral, que explicou como funciona o Departamento de Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado no município e que tem como público-alvo alunos com deficiência (visual, auditiva, intelectual, física, deficiências múltiplas, TEA – Transtorno do Espectro do Autismo), altas habilidades/superdotação, transtornos de aprendizagem ou dificuldades severas no processo de ensino-aprendizagem.

“Foi uma manhã para mostrar um pouco da nossa construção diária, registrando os avanços alcançados por nossa equipe que realiza grandes milagres dentro das salas de terapia. Este trabalho é realizado por professores especialistas e destina-se aos alunos da rede municipal. Nos atendimentos os alunos são estimulados a desenvolverem habilidades cognitivas, sociais, emocionais, acadêmicas, por meio de atividades diferenciadas e adaptadas às necessidades de aprendizagem de cada educando”, explicou Ivanilde.

Karla Nascimento destaca “Gerenciamos o conhecimento e validação das instalações do DIAEE, exposição dos dados atualizados da demanda de 2023, escuta dos registros das problemáticas que norteiam a demandas dos alunos PCD, e nos diálogos que vislumbram as parcerias para os avanços das projeções das ações de 2023. Um avanço para o ensino municipal”, finalizou.

ASCOM

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