Prefeito Fernando Teixeira inaugura Ginásio Poliesportivo no povoado Palmeirândia

Com a presença de familiares e de moradores do Povoado Palmeirândia (Gavião), o prefeito Fernando Teixeira com sua equipe de governo e vereadores, entregou nesta sexta-feira, dia 25, o Ginásio Poliesportivo Raimundo Mendes Lima (Raimundo Jaó).O nome do ginásio homenageia um dos moradores pioneiros deste que é um dos povoados mais antigos do município de Cidelândia. Gavião, como é mais conhecido, que é também em homenagem ao seu fundador, foi na décadas de 70 e 80 um dos centros comerciais mais desenvolvidos da região, funcionando como entreposto na compra e revenda de produtos durante o ciclo do arroz e da madeira.

Gratidão à gestão pela obra foi a tônica da Família Jaó, que nas falas da viúva do homenageado – a popular Neném Jaó, e do filho Nelson, contaram, emocionados, um pouco da trajetória do desbravador, que vindo de Barra do Corda, escolheu a comunidade do Gavião para se instalar no início do ano de 1970 e fazer sua história.

O prefeito Fernando Teixeira, em sua fala, destacou a amizade que seu pai, Neto Teixeira, mantinha com Raimundo Jaó, e aproveitou para anunciar obras de pavimentação de ruas e a inauguração do campo de futebol da comunidade com previsão para o fim de outubro próximo. Um torneio de futsal e apresentações culturais abrilhantaram a solenidade de inauguração.

CONHEÇA UM POUCO DA BIOGRAFIA DE RAIMUNDO JAÓ

Raimundo Mendes Lima, mais conhecido por Raimundo Jaó, nasceu no dia 30 de abril do ano de 1944 no município de Barra do Corda-MA. Casado com Maria Eldenir de Lima (Neném Jaó), com quem teve dois filhos (Nelson e Neuma), chegou no Povoado Palmeirândia (Gavião) no início do ano de 1970.

Nesta época, o morador recém-chegado em busca de dias melhores para a sua família, começa a trabalhar na roça com a produção de arroz – o que lhe garante bons rendimentos e o leva a adquirir um caminhão e passar a comprar para revender o arroz produzido na região. Mais tarde, passa também a comercializar madeira, sendo um dos responsáveis pelo transporte desse produto até às madeireiras de Imperatriz.

Além da vida comercial, pois foi também um dos primeiros moradores a instalar mercearia em Palmeirândia, Raimundo Jaó tinha o futebol como paixão. É ele quem funda o primeiro clube de futebol do povoado e dá o nome de Palmeiras Esporte Clube, que permanece até hoje.

Com vida atuante na comunidade que escolheu para morar, assume a condição de líder político do Povoado, quando este ainda pertencia ao Município de Imperatriz. E em 1994, participa ativamente do processo de emancipação do Povoado de Cidelândia, que foi elevado à condição de Município no mesmo ano e que teve sua primeira eleição para os cargos de prefeito, vice e vereador em 1996.

Mesmo tendo participado desse momento, só disputa uma eleição para o cargo de vereador no ano 2000, onde fica como primeiro suplente do MDB.

Acometido por uma pancreatite, morre aos 59 anos no dia 5 de outubro de 2003. Sua herança política até os dias atuais é seguida pela família, que a todo instante mantém viva a história desse grande líder, que é digno dessa justa homenagem que ora se faz pelos poderes Executivo e Legislativo do Município de Cidelândia.