Porto do Itaqui participa de jornadas de negócios pelo Maranhão

Nesta semana o Porto do Itaqui inicia uma jornada pelo Sul do Maranhão e Vale do Itapecuru, marcando presença em feiras agropecuárias de Imperatriz, Porto Franco, Açailândia e Codó. A ideia é apresentar as potencialidades do porto público maranhense, sua interação com essas regiões e oportunidades de negócios dentro das cadeias logísticas movimentadas ao longo de toda a área de influência portuária. Ao mesmo tempo, essa iniciativa em rede fortalece a relação porto-cidade ao demonstrar a importância do Itaqui para o Maranhão e todo o Brasil.

A primeira estação da itinerância do Itaqui será a Expoimp 2023 – Exposição Agropecuária de Imperatriz, a partir deste sábado, 8, até dia 16. Um dos mais importantes projetos de investimento da iniciativa privada no porto público é da Suzano, com o terminal de celulose construído para escoar a produção da fábrica da empresa localizada em Imperatriz. São cerca de R$ 390 milhões investidos, que incluem a construção de um desvio ferroviário e um novo berço, o 99, inaugurado no ano passado.

“O sul do Maranhão é uma região de importante imponência para o estado, especialmente pelo papel fundamental do agronegócio na economia local e, por consequência, no desenvolvimento de toda a região. O Porto do Itaqui é responsável por viabilizar o acesso da produção agrícola e pecuária dessa região a mercados nacionais e internacionais e, por isso, é essencial estarmos presentes nesses eventos e assim mantermos uma proximidade constante”, afirma o presidente do Itaqui, Gilberto Lins.

Itinerância

Depois de Imperatriz a estação seguinte é Porto Franco, com a realização da Expofran, no período de 15 a 23. Uma semana depois começa a ExpoCodó, de 29 deste mês até 6 de agosto, casada com a ExpoAçailândia, que começa dia 5 e segue até 13 de agosto. Em todos esses eventos, de grande importância para o setor agropecuário do Maranhão, o Porto do Itaqui apresenta as ramificações das operações portuárias que contemplam essas regiões.

Como hub de grãos e combustíveis, o Itaqui se conecta por meio de rodovias e ferrovias, consolidando-se como o mais importante canal de escoamento de grãos e de distribuição de combustíveis e fertilizantes do centro-norte do Brasil.

Porto do Futuro

A participação nesses eventos também tem por objetivo compartilhar oportunidades, tanto para o setor produtivo quanto para a comunidade acadêmico-científica, que poderá conhecer mais de perto o Porto do Futuro, programa de incentivo à pesquisa na área marítima e portuária, realizado pela EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária – em parceria com a FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão.

Os espaços do Itaqui em cada uma dessas feiras serão ocupados por equipes técnicas especializadas em logística e infraestrutura, inovação e gestão portuária. E para quem ainda não teve oportunidade de conhecer o Porto do Itaqui, a EMAP oferece um tour, por meio de óculos de realidade virtual, que proporcionam um sobrevoo por toda a poligonal do porto, localizado em São Luís. Esses óculos são uma forma de demonstrar ao público a grandiosidade do Itaqui e a sua importância para a economia do Maranhão.

Foto: Divulgação