Fortes chuvas deixam cidade isolada e debaixo d’água no Maranhão

Alto Alegre do Pindaré, cidade a 219 km de São Luís, está isolada e completamente debaixo d’água devido as fortes chuvas que castigam o Maranhão. Ao todo, 450 famílias estão desabrigadas ou desalojadas no município.

A chuva que caiu na sexta-feira (7), fez com o nível do rio Pindaré, que corta a cidade, subisse 7 metros acima do nível normal. A MA-119 que dá acesso à cidade está completamente alagada.

Para conseguir se locomover pelas ruas da cidade que, se tornaram verdadeiros rios, moradores estão usando canoas. Os quatro postos da cidade estão sem combustível e alguns estabelecimentos já estão ficando desabastecidos.

Subiu para 64 o número de cidades em situação de emergência por causa da chuva no Maranhão. Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas em todo o Estado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Buriticupu, cidade a 395 km de São Luís, decretou estado de calamidade pública. A cidade abriga as ‘voçorocas’, grandes crateras que há cerca de 30 anos vem ‘engolindo’ imóveis na região.

Até o momento seis óbitos foram registrados em decorrência das fortes chuvas. A Defesa Civil segue monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

Prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 21.400 cestas básicas; 34 mil litros de água e 3.450 colchões foram entregues.

g1/ma