Açailândia: prefeitura viabiliza a compra de Fertmóvel através do consórcio “CIM da Vale” para beneficiar mais de 12 famílias assentadas da região

Foi apresentado ao Consórcio Intermunicipal Multimodal – CIM, da empresa Vale, o projeto do Laboratório de Análise de Solos: Instrumento de Análise de Solo com a aquisição do Fertmóvel. Que beneficiará mais de 12 mil famílias assentadas da região. A apresentação foi feita no mês de março desse ano.

O projeto beneficiará aproximadamente 12.622 (doze mil, seiscentos e vinte dois) famílias assentadas de 8 (oito) municípios, sendo eles: Itinga do Maranhão, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Parte da população rural do município é constituída de pequenos agricultores familiares, com baixa produção e/ou agricultura de subsistência, distribuídos na região em pequenas propriedades rurais particulares e em 13 (Treze) comunidades de assentamentos rurais, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão-ITERMA, essas comunidades apresentam o mínimo de uso de tecnologias agrícolas, com áreas ainda utilizando fogo e plantio no toco.

As áreas existentes com plantio mecanizado, apresentam problemas relacionados ao uso inadequado de equipamentos e indiscriminados de insumos. Os adubos e fertilizantes, muitas vezes são aplicados de forma aleatória, sem nenhum parâmetro técnico, tendo como referência somente, a necessidade das culturas ou uma quantidade comum de adubos que normalmente é praticado por outros produtores, deixando uma margem de erro significativo, desproporcional ou exagerada, à real necessidade do solo e da cultura. 

O valor da análise de solo, custo de envio por correios, a quantidade de amostragem necessárias por áreas, o tempo de espera dos resultados, associados a falta de conhecimentos da importância de análise e correções de solo e a baixa renda, tem ocasionando numa prática de preparo do solo sem aplicação de corretivos e plantios de lavouras sem ou com adubações ineficientes.

O equipamento custa R$ 449,687.08 (Quatrocentos e Quarenta e Nove Mil, Seiscentos e Oitenta e Sete Reais e Oito Centavos). O projeto já foi apresentado à empresa Vale, através do Consórcio Intermunicipal Multimodal – CIM, que segue sendo analisado pelo consórcio. 

O Secretário de Agricultura e Pesca de Açailândia, Dr. Antônio Filho, destacou o quanto o equipamento Fertmóvel irá contribuir com as melhorias  na preparação do solo antes do plantio. Sem dúvida, isso irá beneficiar as famílias assentadas de Açailândia e toda a nossa região.