Defesa Civil emite alerta de vendavais no maranhão; rajadas podem chegar a 60 km/h
Aviso é válido até as 23h59 desta quinta-feira (6) e abrange a Grande Ilha, o litoral e o sul do estado. Região sul também tem alerta para baixa umidade do ar.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão emitiu um alerta para a possibilidade de vendavais na Grande Ilha, no litoral e no sul do estado entre esta quarta-feira (5) e quinta-feira (6). O aviso prevê ventos de até 60 km/h e também chama atenção para a baixa umidade do ar na região sul maranhense.
Classificado como de “perigo potencial”, o alerta é válido até as 23h59 desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.
As rajadas podem causar transtornos, principalmente em áreas arborizadas e próximas a estruturas vulneráveis.
Rajadas podem provocar queda de galhos
Embora o risco seja considerado baixo, os ventos podem provocar a queda de galhos de árvores. Também há risco em locais próximos a postes, torres de transmissão, placas de publicidade e outras estruturas que possam ser derrubadas pelas rajadas.
“Os alertas permitem que a população se prepare com antecedência e evite situações graves. Por isso, reforçamos a necessidade de seguir as recomendações dos órgãos de proteção. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes”, destacou.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também divulgou o alerta nas redes sociais. Na publicação, ele orientou a população a evitar áreas de risco e acompanhar as informações divulgadas pelos canais oficiais.
Brandão informou ainda que, em caso de emergência, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199. O governador também divulgou o número 40199, usado para o cadastro no serviço de alertas por mensagem de texto.
Segundo a Defesa Civil, os avisos são elaborados com base nas informações do sistema federal de monitoramento meteorológico e enviados aos celulares cadastrados no serviço.
Defesa Civil orienta população
Durante o período de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população evite permanecer ou estacionar veículos debaixo de árvores.
Os moradores também devem manter distância de postes, torres de transmissão, placas de publicidade e outras estruturas que possam ser atingidas ou derrubadas pelas rajadas.
Objetos soltos em quintais, varandas e telhados devem ser recolhidos ou presos para evitar que sejam carregados pelo vento.
Motoristas devem redobrar a atenção, principalmente em rodovias e áreas abertas, onde as rajadas podem afetar a estabilidade dos veículos.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Como receber alertas no celular
A Defesa Civil disponibiliza gratuitamente um serviço de envio de alertas por mensagem de texto.
Para receber os avisos, basta enviar um SMS para o número 40199 contendo o CEP da área de interesse. Também é possível cadastrar mais de um CEP no mesmo celular.
Confira municípios em alerta
- Água Doce do Maranhão
- Alcântara
- Alto Parnaíba
- Apicum-Açu
- Araioses
- Axixá
- Bacuri
- Bacurituba
- Balsas
- Barão de Grajaú
- Barra do Corda
- Barreirinhas
- Benedito Leite
- Bequimão
- Buriti Bravo
- Cândido Mendes
- Carolina
- Carutapera
- Cedral
- Central do Maranhão
- Colinas
- Cururupu
- Estreito
- Feira Nova do Maranhão
- Fernando Falcão
- Formosa da Serra Negra
- Fortaleza dos Nogueiras
- Fortuna
- Godofredo Viana
- Grajaú
- Guimarães
- Humberto de Campos
- Icatu
- Jatobá
- Jenipapo dos Vieiras
- Lagoa do Mato
- Lajeado Novo
- Loreto
- Luís Domingues
- Mirador
- Mirinzal
- Morros
- Nova Colinas
- Nova Iorque
- Paço do Lumiar
- Paraibano
- Parnarama
- Passagem Franca
- Pastos Bons
- Paulino Neves
- Pinheiro
- Porto Franco
- Porto Rico do Maranhão
- Primeira Cruz
- Raposa
- Riachão
- Rosário
- Sambaíba
- Santa Helena
- Santo Amaro do Maranhão
- São Domingos do Azeitão
- São Domingos do Maranhão
- São Félix de Balsas
- São Francisco do Maranhão
- São João do Paraíso
- São João dos Patos
- São José de Ribamar
- São Luís
- São Pedro dos Crentes
- São Raimundo das Mangabeiras
- Serrano do Maranhão
- Sítio Novo
- Sucupira do Norte
- Sucupira do Riachão
- Tasso Fragoso
- Tuntum
- Turiaçu
- Turilândia
- Tutóia
